O controle da qualidade é feito no momento em que a água entra na estação, estendendo-se até as redes de distribuição, onde existe um monitoramento através de coletas nas residências, escolas, creche e hospitais, realizadas diariamente, sendo que a potabilidade da água tem de estar de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Com a vigilância municipal, estadual e federal, o SAAE cumpre criteriosamente a Portaria 518, que são normas e padrões de potabilidade de água destinada ao consumo humano. Além disso, para chegar até as torneiras com boa qualidade e atender as necessidades da população a água percorre um grande trajeto.
Atento a isso o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mimoso do Sul conta com capacitado corpo de operadores atuando nas ETA’s, além de contar com Técnico em Química, atuando no laboratório (sede), de modo que a população possa tomar uma água sem quaisquer danos à saúde. Todo esse sistema de controle de qualidade está integrado à Seção de Operação e Tratamento com responsável técnico profissionalmente habilitado.
Rotineiramente são feitas as seguintes análises físico-químicas no Laboratório e nas ETA's do SAAE:
a ) Diariamente a cada duas horas são analisados os seguintes parâmetros: - PH, Cloro residual, Flúor, Turbidez, Cor e Alcalinidade.
b) Uma vez por semana são analisados os seguintes parâmetros: - Alumínio, Ferro Total, Dureza, Cloretos, Matéria Orgânica.
c) Rotineiramente são feitas no laboratório do SAAE as análises bacteriológicas (microbiológicas)